quarta-feira, 9 de março de 2011

Todo político é ladrão e todo eleitor honesto claro..!

Ultimamente tenho escutado uma frasezinha, que vem arranhando meus ouvidos cada vez mais.. Esta bendita frase “todo político é ladrão” vem sempre acompanhada de um tom descrente e apático ou é cuspida como um axioma. A proposição, sempre me pareceu um tanto estranha..não tanto pela tamanha generalização mas sim, porque ela me parece querer ser perfeitamente completada com a assertiva “..e todo eleitor é honesto.” ora..creio ser mais próximo da realidade dizer que “temos um político corrupto para cada 10 mil eleitores corruptos”, separar o joio do trigo hoje não é uma tarefa fácil, pois se olharmos com mais atenção veremos que muito do reluzente trigo não é tão limpo assim. O que faz um político ser tachado de joio mais rapidamente é o fato de este ser olhado e monitorado com mais atenção do que os eleitores, que quando muito são apenas percebidos em época de eleição.


Mas não se engane..ambos podem fazer o mesmo pão amargoso, a diferença - está na intensidade. E esta amplitude é definida pelo poder que estes tem em mãos. E digo amplitude, pois creio que o poder, acima de corromper, somente intensifica o que já foi anteriormente corrompido. Os nossos políticos desonestos e ladrões nada mais são do que produtos da nossa sociedade. Criamos e alimentamos estes, com doses homeopáticas de comodismo, individualismo, narcisismo e egoísmo. O que separa os políticos dos cidadãos é somente uma urna, tirando esta, tudo volta para o mesmo saco. Há eleitores tão corruptos quanto estes políticos que são condenados por esses mesmos eleitores. Os magnânimos cidadãos que vão as urnas somente são camuflados pela sua pequenez, perto de uma sujeira mais robusta.

O que é uma tv a cabo ou uma rede cruzada, uma pensão alimentícia intencionalmente esquecida, um advogado que confunde esperteza com roubo, um servidor que recebe para fingir que trabalha, uma justiça preconceituosa, um chefe que suborna seus empregados, um empresário que vive literalmente as custas do trabalho escravo de outras pessoas, perto da sujeirada megalomaníaca dos nossos políticos safados? Um caixa dois volumoso, um pé de meia sensacionalizado pela mídia dá mais ibope!! Além do que..deixa as alma destes “pequenos” corruptos diários mais leve..mais cidadã neh..! O circo político em que vivemos só existe porque permitimos, só não somos a platéia horrorizada que tanto que acreditamos, mas sim os palhaços da própria arena..

B.G

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, é. Está defendendo esses vadios por quê? Certamente porque deve ganhar algum, né capacho?

Quero o meu também, tá?