quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bem vindos ao transporte público da Capital!

Outro dia saindo mais cedo do trabalho deixei o carro em casa e segui a pé rumo ao ponto de ônibus em frente a minha quadra que dá para W3. Meu destino era a própria parada, e esta, como sempre estava lotada por sinal. Só queria sentar lá mesmo e observar um pouco as pessoas que fazem uso diário do transporte público de Brasília. O motivo da minha ida era um tanto incerto, acho que se deu, pois senti na pele uma semana antes - quando passei somente alguns dias sem carro - o quanto é absurdo é precário o sistema de transporte coletivo da capital do Brasil. Durante os dias em que precisei do serviço, passei um sufoco, chegando a esperar mais de uma hora na parada, pois dezenas de ônibus lotados (acima de capacidade permitida) passavam como loucos sem parar ou pior, paravam para mais alguns se esmagarem lá dentro, quando um inventava de entrar. Mas foi esta experiência infeliz que me fez recordar os dez anos da minha vida que andei e me desgastei com os ônibus de Brasília.

Ao chegar na parada, como não tinha interesse de saber se o ônibus vinha ou não vinha, sentei-me na quina do ponto apenas. E foi ali que passei quase duas horas, levantando-me apenas para dar lugar a duas senhoras. Diante de mim, os olhares exaustos da maioria transpareciam gritantemente, estes, pensava eu, aguardavam todos os dias seu ônibus, naquela situação, onde a maioria não senta, pega chuva, sol a pino e o vento fétido da injustiça na cara. Numa só lufada senti o peso da rotina de mais de UM MILHÃO de pessoas, que pegam ônibus todos os dias na capital. Isto foi cortando a faca minha zona de conforto. Como pude esquecer que a maioria daquelas pessoas - que tanto compartilhei cansaço e risco muitas vezes em de andar nestes ônibus sucateados, atrasados, lotados e despirocados – ainda estão nesta mesma situação?! Ou pior até, pois o valor da passagem só aumenta o desespero social enquanto continuamos a andar com ônibus que de novo, só a pintura! Pois grande parte da frota brasiliense está nas ruas há mais de 12 ou 15 anos e olhe que a idade limite permitida pela lei é de no máximo 7 anos! Eu simplesmente não sei o que o DFTrans anda fazendo, mais fiscalizando que não é, pois grande parte dos coletivos que estão rodando com aí com a gente, (se é que eles não acham que somos um bando de gado) não tem alvará de fiscalização, andam com pneu careca, e sem as mínimas condições de segurança e conforto que merece qualquer pessoa.

O estranho, é que a nossa capital é o lugar onde se paga a passagem mais cara do país, e ainda sim, o que vemos é superlotação por causa da falta de ônibus, os constantes atrasos, já os ônibus não tem horário fixo para passar, e ai daquele perder seu 'salvador' sucateado por minutos, vai mofar em média uma hora para conseguir outro. E como esquecer as greves dos motoristas e cobradores, que a meu ver, tem toda razão, já que trabalham feito uns condenados para ganhar uma mixaria dessa máfia que controla o transporte público em Brasília. E o que me enoja mais é que a podridão destes empresários de ônibus apoiam o movimento grevista para forçar o aumento das passagens, cavando mais fundo o bolso já vazio dos brasilienses que trabalham para pagar essa pilantragem.

Queria entender que está rolando nos bastidores do GDF e para aceitar que o trio Planeta, Viplan e Amaral, continue a faturar milhões enquanto leva nas costas centenas de acusações pela Policia Civil, tanto por clonar os próprios veículos para não pagar impostos, como também por não renovar a frota, que hoje acumula os mais antigos veículos em “funcionamento”!

Enquanto rola solta vista grossa por todos os lados, a população que se vire para chegar ao trabalho, para arranjar mais dinheiro para custear as passagens, espaço para se enfiar nas latas de sardinhas lotadas, e muita, mas muita coragem de andar nessas sucatas velhas que são nossos ônibus.

Obs: Mas vai que sai com o velho jeitinho interesseiro uma nova frota ano que vêm né..ninguém quer fazer feio para os gringos na Copa que tanto se aproxima. Aguardemos com ‘fé’ então os 1.200 ônibus que o nosso caro governador tanto nos promete..
B.G


Nenhum comentário: